Canonical anuncia Ubuntu para Android


A fabricante Canonical anunciou detalhes da versão do seu aplicativo do Ubuntu para dispositivos Android.


A nova versão também permitirá que dispositivos Android rodando essa versão do Ubuntu possam ser conectados e utilizados em desktops e aparelhos de TV. O aplicativo rodará como um add-on para o Android.
Segundo o fundador da Canonical, Mark Shuttleworth, essa experiência só será possível devido a atual potência dos processadores de smartphones que podem ser comparados com notebooks de baixo custo.


“Ao conectar o celular a um monitor de computador e um teclado, um ambiente desktop com base na interface Unity se abrirá e o usuário poderá então rodar uma sessão completa de desktop”, afirmou Shuttleworth.


O Ubuntu para Android virá com um pacote de programas pré-instalados como e-mail Thunderbird, navegador Chrome e player VLC, sendo possível também baixar outros apps disponíveis para o sistema.


A intenção da Canonical é que empresas também adotem o Ubuntu para Android, pois desta forma os funcionários poderiam levar um “PC no bolso” e reduzir custos operacionais. Segundo a empresa, o software já está sendo disponibilizado para operadoras de telecom e fabricantes de dispositivos móveis que quiserem tirar vantagem desta integração.


O software poderá rodar em qualquer versão do sistema Android, no entanto o smartphone deverá possuir especificações mínimas como processador dual-core de 1GHz, 512MB de RAM, 2GB de armazenamento livre e saída HDMI.


De acordo com a Canonical, o Ubuntu para Android será lançado durante a feira Mobile World Congress, que ocorre na semana que vem em Barcelona. Por enquanto a empresa apenas disponibilizou um site onde exibe mais detalhes sobre o sistema. A versão final do sistema deve estar disponível ao usuário final até o final de 2012.
 

Fonte: Info (23/02/2012)

Outras notícias