Cultura Digital no R.I.A


Ativistas das mídias sociais, líderes e empreendedores digitais compõem o público que estará reunido nos dias 22 e 23 de agosto, no Auditório Ibirapuera, em São Paulo, para pensar, criar e dialogar sobre cultura digital. Na ocasião, a Fundação Telefônica Vivo, em parceria com o Itaú Cultural e com o Centro Ruth Cardoso, promove o R.I.A. Festival – evento que mistura Reflexão, Interação e Ação, num formato inovador, não só de debate de ideias como também de experimentações criativas por meio da arte.

As atividades, que acontecerão entre 11h e 20h30 nos dois dias, prevêem a realização de três painéis e de uma programação paralela, com sessões de Diálogos Criativos e de Open Spaces (espaços para a continuação de reflexões e discussões), além do encontro nacional do Festival de Ideias 2012 e do lançamento de um livro eletrônico sobre Economia Criativa.

Encontros de especialistas

No dia 22, às 11h30, acontece o primeiro painel, intitulado A construção da cultura digital – estética de uma nova sociedade. Terá o filósofo francês que dedicou sua vida profissional à compreensão das implicações culturais e cognitivas das tecnologias digitais, Pierre Lévy, debatendo com o jornalista Gilberto Dimenstein.

O segundo tema em debate, também no dia 22, às 16h, será Economia Criativa – quebra de paradigmas em uma nova era , que será discutido por Lala Deheinzelin, uma das pioneiras da atividade no Brasil, e o economista e cientista social, Eduardo Giannetti da Fonseca.

O terceiro painel ocorrerá no dia 23, às 11h, com a psicóloga, psicanalista e Mestra e Doutora em filosofia, Viviane Mosé, e o neurocientista Miguel Nicolelis. O tema do debate será Somos seres digitais?

Inovação e criatividade

Paralelas a cada painel, serão realizadas três atividades abertas: os Diálogos Criativos, o Open Space e o Festival de Ideias, este último uma realização do Centro Ruth Cardoso. O Festival de Ideias (FdI) visa fomentar soluções frente aos problemas atuais da sociedade e promover a inovação e o empreendedorismo. O FdI torna-se, assim, uma rede de colaboração e troca de informações entre empreendedores, investidores e o público em geral. Conheça as ideias selecionadas aqui.  

A partir dos pilares palavra, imagem e som, os Diálogos Criativos propõem a realização de ações criativas por meio da arte. Serão três sessões, com a participação de personalidades artísticas como o VJ Alexis e Christian Cravo; o músico Benjamin Taubkin, o jornalista Milton Hatoum e o poeta Sergio Vaz.

Nos encontros destinados ao Open Space , a ideia é abrir um espaço de reflexão sobre os paineis imediatamente ocorridos, criando a possibilidade de manifestações dos participantes a respeito dos conteúdos apresentados. No dia 23, às 16h30, Reinaldo Pamponet, da ItsNOON, conduzirá um debate de fechamento, com as principais reflexões do R.I.A.

O Festival de Ideias também será uma das atrações paralelas durante toda a programação. Em um primeiro momento, serão apresentadas as 21 ideias selecionadas entre as quase 300 inscritas na plataforma. Após a abertura, as ideias passarão por dois dias intensivos de cocriação. No dia 23, entre 18h e 19h, as ideias serão apresentadas em sua versão aprimorada e será anunciada a distribuição do investimento-semente.

Ao final de cada dia, haverá atividades culturais. No dia 22, entre 19h30 e 20h30, será realizado o lançamento do livro eletrônico Economia Criativa – Um conjunto de visões. No dia 23, o R.I.A. festival será fechado com reflexões sobre os Diálogos Criativos, tendo Benjamim Taubkin ao piano, além de Sergio Vaz e Christian Cravo, trazendo os conteúdos da atividade.

A programação completa pode ser conferida no www.riafestival.com.br.

Fonte: Assessoria da Fundação Telefônia/Vivo

Outras notícias