Fotografia: uma reflexão


Fotografar pra quê? Fotografar o quê? Em pleno século 21, onde as novas tecnologias revolucionaram o mundo da comunicação e da fotografia, essas são perguntas que não nos fazemos, mas deveríamos.

Com o baixo custo das câmeras fotográficas, todos fotografam tudo o tempo inteiro. Aliás, pra que falar de câmera fotográfica, quando temos uma mini ferramenta munida de câmeras cada vez mais potentes e que cabem no nosso bolso – os celulares.

E de celular essa galera aqui sabe bem! Basta ver a infinidade de trabalhos fotográficos postados aqui mesmo ó .

Mas para que fotografamos? Com qual sentido? Para quem? O que? Memória, registro, denúncia, seja qual for a nossa intenção, sempre buscamos congelar momentos - aqueles que não conseguimos guardar em nossas retinas ou em nosso disco rígido cerebral.

A fotografia é assim, de forma bem simplificada, o nosso olhar sobre o mundo. O nosso olhar, que através das objetivas de uma câmera, capta e grava o nosso entendimento, nossas emoções, nosso ver de um momento que não volta mais.

São vários os debates em torno da fotografia. Disponibilizamos aqui algumas citações de grandes fotógrafos, assim podemos também refletir o nosso próprio ato de fotografar:

“Não há nada a dizer.
Temos que ver, olhar. É tão difícil fazer isto.
Estamos acostumados a pensar, todo o tempo.
É um processo muito lento e demorado, aprender a
olhar.
Um olhar que tenha um certo peso, um olhar que
questione.” - Henri Cartier-Bresson


“Fotografar é colocar na mesma linha de mira, a cabeça, o olho e o coração” - Henri Cartier-Bresson

"De todos os meios de expressão, a fotografia é o único que fixa para sempre o instante preciso e transitório. Nós, fotógrafos, lidamos com coisas que estão continuamente desaparecendo e, uma vez desaparecidas, não há mecanismo no mundo capaz de fazê-Ias voltar outra vez. Não podemos revelar ou copiar uma memória." - Henri Cartier-Bresson



“A fotografia é uma lição de amor e ódio ao mesmo tempo. É uma metralhadora, mas também é o divã do analista. Uma interrogação e uma afirmação, um sim e um não ao mesmo tempo. Mas é sobretudo um beijo muito cálido.” - Henri Cartier-Bresson

“Minhas fotografias são um vetor entre o que acontece no mundo e as pessoas que não têm como presenciar o que acontece. Espero que a pessoa que entrar numa exposição minha não saia a mesma.” - Sebastião Salgado

“A fotografia é uma forma de ficção. É ao mesmo tempo um registro da realidade e um auto-retrato, porque só o fotógrafo vê aquilo daquela maneira.” - Gérard Castello Lopes

“Você não fotografa com sua máquina. VOcê fotografa com toda sua cultura.” - Sebastião Salgado

“Se uma foto não está suficiente boa, é porque você não se aproximou o suficiente do fato” - Robert Cappa

“A câmera não faz diferença nenhuma.
Todas elas gravam o que você está vendo.
Mas você precisa VER.” - Ernst Haas




Pense nisso! E para treinar o seu olhar, o seu modo de ver, e para ter mais referências na hora de fotografar, confira as fotos finalistas do Concurso Mundial de Fotografia. Clique aqui.


Fonte: Redação MVMob
Foto: Cartier Bresson
 

Outras notícias