Paulo Freire recebe título de Patrono da Educação no Brasil


Em 6 de março, a Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) do Senado Federal aprovou o projeto de lei da Câmara (PLC 50/11), de autoria da deputada federal Luiza Erundina, que declara o educador Paulo Freire como Patrono da Educação Brasileira.


Paulo Freire é conhecido pela criação de um método de alfabetização de adultos, construiu uma teoria do conhecimento que inspira pesquisadores dedicados aos estudos de filosofia, comunicação, arte, física, matemática, biologia, geografia, história, literatura, economia, medicina, entre outros campos de atuação.


Em 1989, o educador tornou-se Secretário de Educação no Município de São Paulo, no início do mandato da deputada Luiza Erundina como prefeita de São Paulo. Autor de muitas obras, entre elas “Pedagogia do oprimido” (1968), teve seus livros traduzidos para diversos idiomas. Dentre as homenagens recebidas, recebeu o título de Doutor Honoris Causa em mais de 30 universidades no Brasil e no mundo. E agora tem a proposta aprovada para o título de Patrono da Educação no Brasil, que seguirá para sanção da presidente Dilma Roussef.




 

Fonte: Instituto Paulo Freire (13/02/2012)


Foto: Centro de Referência Paulo Freire

Outras notícias