Camaleão químico

Para essa experiência é necessário usar permanganato de potássio, açúcar e soda caústica.

ATENÇÃO: Peça a ajuda de um adulto para fazer esta experiência. Use luvas e óculos de proteção.

O permanganato de potássio é uma substância fácil de encontrar em qualquer farmácia e custa baratinho. É usado no tratamento da catapora. O açúcar e a soda caústica podem ser encontrados em qualquer supermercado ou mercearia.

O primeiro passo dessa experiência é diluir uma pastilha de permanganato de potássio em um recipiente com aproximadamente 300 ml de água.

Em um outro recipiente são misturadas 3 colheres de soda caústica e 3 colheres de açúcar em cerca de 300 ml de água até diluir.

Muito cuidado quando for manusear a soda caústica, pois ela é corrosiva.

Agora, cada recipiente contém uma solução distinta.

Em um terceiro recipiente, coloque uma boa quantidade de água (pelo menos um litro) e acrescente a solução diluída de soda caústica com açúcar. Mexa até que a água se misture com a solução. Em seguida, para que ocorra a reação, adicione a solução de permanganato de potássio e veja o que acontece.

Quando o açúcar e a soda caústica são misturados, o açúcar libera eletróns, e o ión permaganato pega os eletróns liberados. No começo da experiência, o permanganato (MnO4-) tem a coloração violeta. Depois ele se transforma em manganato (MnO4-2), que é verde, e finalmente em dióxido de manganês (MnO2), que é marrom, mas quando diluído fica amarelo claro.

Saiba mais sobre esta experiência: http://goo.gl/UYnWc

Outros trabalhos

Galera